quinta-feira, 30 de junho de 2011

28.06.2011 Os Garotos da Minha Vida



O filme desse quarta feira foi Os Garotos da Minha Vida, direcionado por Penny Marshall. O filme retrata da vida de Beverly, uma garota inteligente de uma pequena cidade no interior dos EUA que, em 1967, fique grávida aos 15 anos de idade.

A discussão após do filme levantou algumas questões que vocês podem explorar em seus trabalhos finais, a cerca da interação entre culturas (na construção do gênero) e corpos físicos:

1) Em primeiro lugar, a relação de Beverly e seu pai foi altamente modificado pelo fato que a Beverly se transformou fisicamente de menina em mulher. Descreve algumas dessas mudanças no relacionamento dos dois.

2) A história inteira gira em torno do fato da gravidez de Beverly, que fique grávida aos 15 anos de idade. A gravidez é um fato biológico. No entanto, grandes mudanças socio-culturais tendem a acompanhá-la. Quais eram algumas dessas mudanças no caso de Beverly?

3) Como vimos anteriormente no filme Meninas, a gravidez em muitas culturas significa que a mulher e seu parceiro são adultos. No caso de Beverly, seu corpo era adulto, mas ela ainda era considerada criança quando ficou grávida. Quais eram alguns dos problemas que essa contradição causou para Beverly e sua amiga Fay, também adolescente e grávida?

4) Quais eram as consequências sociais para as mulheres que ficaram grpavidas no filme (Fay e Beverley)? E para os pais de seus filhos (Bobby e Ray)?

5) Quais eram algumas das consequências da decisão de Beverly de expulsar Ray da casa? Você acha que ela estava correta nessa decisao? Porque?

6) Finalmente, o filme demonstra que, embora é preciso (pelo menos por enquanto) duas pessoas para fazer um filho, talvez essas duas pessoas não devem constituir casal. Você acha melhor manter dois pais embaixo da mesma telhjado, mesmo que tiveram grandes conflitos? (Nota que não tem resposta correta para essa pergunta, mas você deve sustentar sua opinião com argumentos que vem dos textos: i.e. quais são algumas das possíveis efeitos socio-culturais de uma pessoa criar uma criança sozinha?)

domingo, 19 de junho de 2011

O Lutador e Informações Sobre o Trabalho Final do Antropologia (Enfermagem)

Entregando o Trabalho Final

A data para entregar o trabalho final é quarta, dia 6 de julho, na sala 303. O trabalho terá que ser entregue pessoalmente, em versão impressa, na minha mão até 17horas nesse dia. Eu estarei no Polo a partir das 9 horas, ou na sala dos professores ou na cantina, então pode me entregar em qualquer dessas áreas e momentos tambem.

Obviamente, quem quer entregar antes, pode. Estarei no polo todas as quartas e a maioria das segundas e quintas entre agora e o final do semestre.

Preciso tambem que vocês preenchem um formulário de avaliação do curso, portanto, peço que vocês me entregem o trabalho pessoalmente (em vez de mandar por terceiros). Se absolutamente precisar mandar o trabalho por terceiros, por favor, imprime o formulário e manda ele junto, preenchido. O formulário de avaliação deve estar no blog em algum momento da semana que vem.


Filme, 15/06/2011: O Lutador

O filme da terça-feira passada foi O Lutador, de diretor Darren Aronofsky e com Andy Rourke no papel principal do lutador Randy "O Carneiro".


O filme fala muito sobre a relação que homens (o gênero) mantêm com seu corpo, embora obviamente de forma exagerado. O Carneiro, como muitos outros homens, trata corpo de forma instrumenal, ou seja, como se esse fosse uma ferramenta de trabalho. Para O Carneiro, outros objetivos tomam precedencia e sua saúde física não é uma grande preocupação - pelo menos até a hora em que ele sofre de um ataque cardíaco fulminante.

A seguir, algumas perguntas que vocês podem usar para analisar O Lutador na ótica de masculinidades, corpos e cultura:

1) O Carneiro tem uma relação bastante instrumental com seu corpo, tratando esse como ferramenta. Dá pelo menos três exemplos desta relação e quais são os prováveis efeitos físicos destes. Em sua opinião, porque Randy se trata dessa maneira?

2) Homens também são notórios para privilegiar trabalho por cima de suas relações familiares. No caso do Randy, como é que isto é apresentado no filme? Quais são algumas das consequências que isto tÊm em termos de sua saúde?

3) Randy até pague para continuar na luta livre. Ele não está ganhando dinehiro com a profissão. Em sua opinião, porque que ele engaja neste tipo de comportamento? O que significa lutar para Randy? Quais síndromes físicos podem esperar o Randy se ele continue a lutar (além da morte por doença cardíaca, é clara - lembre-se da cena em que ele se encontra como os lutadores velhos e veteranos para assinar autógrafos).

4) Tanto Randy quanto Pam têm o mesmo problema: seus corpos estão envelhecendo e eles estão trancados em profissões que demandam corpos jovens. Na antropologia e sociologia, chamamos essas profissões de "profissões decadentes", pois o posicionamento do profissional decai na medida que envelhece. Compare e contraste as estratégias de Randy e Pam para sair de suas profissões.

5) O filme não mostra muito, mas podemos pensar sobre quais são algumas dos problemas físicos e psicológicos criados pela profissão de Pam (dancarina de strip tease). Quais são algumas dessas? Pense, em particular, nas razões que Pam decided não namorar Randy.

6) Pergunta obrigatória: embora o caso de Randy seja exagerado, a maneira que ele lida com seu corpo é bastante comum entre os homens. Por favor, descreve uma situação que você vivenciou em que um homem insistia em tratar seu corpo como ferramenta, mesmo contra as indicações dos profissionais da saúde. Se você não tem tido essa experiência, então reconte a história de um homem que você conhece que vai contra esse esterótipo.






domingo, 5 de junho de 2011

Supersize me! (a dieta do palhaço) (Alunos da Enfermagem)




Na quarta passad, assistimos nosso terceiro filme, o documentário "Supersize me! A Dieta do Palhaço", direcionado por Morgan Spurlock.

Temos uma série de perguntas que vocês podem usar para estruturar sua análise do filme. Uma dessas (a primeira, abaixo) é obrigatória:

1) Vocês acham que comer "fast food" é uma opção estritamente individual ou que existem fatores socio-culturais que condiciam essa opção, empurrando o indivíduo para comer no McDonalds? Use elementos do filme e da aula para justificar sua resposta (a definição de "cultura" pode ser bastante útil aqui).

2) Muitas famílias americanas comem fora hoje. Como é que esse fato social pode estar ligado ao fato biomédico de um aumento de peso e de obesiedade na população americana?

3) Como é que as mudanças estruturais dentro da família - particularmente o fato que ambos os adultos, homem e mulher, trabalham fora e que o ritmo de trabalho é cada vez mais exigente - pode ter aumentado o consumo de fast food?

4) Compare a condição física de Morgan quando ele começou sua experiência e sua condição física no final da experiência. Especifique alguns dos resultados da experiência. Foram o que os médicos previam?

5) Qual é o papel da "sedução das crianças" - estratégia empregada por McDonalds - na reprodução de McDonalds como opção de comida na vida adulta? Porque que as pessoas levam seus filhos ao McDonalds? Quais são alguns dos métodos que McDonalds usa para atrair as crianças e firmar sua marca? Quais são alguns dos possíveis resultados dessa "sedução" na vida adulta dessas crianças?

6) Qual é o impacto do aumento das porções na saúde dos consumidores do McDonalds? Porque que o McDonalds aumentou o tamanho das porções? Porque que os consumidores escolhem essas porções maiores?

7) Descreve o conceito do "meio ambiente tóxico de comida e excercício".

8) Quais são algumas dos problemas de saúde ligados a obesiedade? Como é que a opção cultural de onde e o que você come pode aumentar ou diminuir esses problemas? Dá exemplos vindo do filme.

9) Quais são algumas das dificuldades que os pais (e as escolas) encontram quando tentam ensinar às crianças como devem comere bem?

10) Os mesmos problemas documentado por Morgan existem no Brasil? Como é que o regime brasileiro compare com o americano?

11) A comida de McDonalds pode te viciar? Como?

12) Como é que o marketing e a política (ambos fatores sociais) podem impactar no regime americano e o fato biológico consequente da obesiedade?

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tropicalia / Carmen Miranda Dada (alunos da biologia)



Vários alunos me informaram hoje que meu cérebro de 40+ me faliu de novo e que a música de Caetano que fala da "Carmen Miranda dada" é, de  fato, "Tropicália". Peço desculpas pela confusão e só posso dizer em minha defesa é que, além de ser velho, não sou especialista em MPB! :D

Bom, aqui pode-se encontrar o artigo em que Caetano fala da experiência de ver o sex de Carmen, que inspirou a música (o site contem o famoso foto então deve ser evitado pelas pessoas de disposições mais delicadas).

E aqui, é claro, é a música.