segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cronograma das Aulas, Semestre 2, 2011

Biologia, Cultura e a Questão de Raça

Professor Dr. Thaddeus Gregory Blanchette Código: MAB111 3ª Feiras: 13-17h


Ementa:
O objetivo do curso é discutir o conceito de raça e como essa idéia tem sido aplicada historicamente aos seres humanos na luz dos entendimentos da Antropologia Cultural. Apresentaremos as noções de natureza e de cultura, discutindo a interação entre o social e o biológico. Olharemos para a raça como conceito biológico e como isso tem sido aplicado aos seres humanos, tocando nas histórias imbricadas de racismo e racialismo. Detalharemos a antropologia como campo de conhecimento e discutiremos a evolução humana na luz do conceito do superorgânico de A.E. Kroeber. Apontaremos as distinções entre o conceito de distribuição clinática de atributos versus o modelo racialista. O intuito do curso é posicionar os alunos de Ciências Biológicas frente às principais discussões sobre a questão da (não) existência das raças humanas.

Avaliação: 
A nota do curso será determinada a partir da seguinte formulário:
- 10% presença. O aluno que não comparecer a pelo menos 75% das aulas será reprovado.
- 45% Participação na aula. Leitura e discussão dos textos. Entrega dos trabalhos práticos.
- 45% Trabalho final. Não mais que 10 páginas, espaço 1,5, letra Times New Roman tamanho 12, sem contar a bibliografia.

Informações de contato para Professor Thaddeus:
Fone: 21-9871-1963 E-mail: macunaima30@yahoo.com.br
Horário para consultas individuais: 3ª feira, 10:00-13:00hs, na cantina ou em meu escritório.

Semana 1 
Introdução ao curso; apresentação de regras referentes aos trabalhos escritos; organização de grupos de trabalho.

Semana 2 
O que é raça? 
Leitura: Luigi Luca Cavalli-Sforza, Genes, Povos e Línguas. Capítulo 1.

Semana 3 
A evolução humana. Distribuição clinática de genes versus o conceito de raça.
Leitura: Laraia, Cultura.

Semana 4 e 5 
O homem no conceito antropológico. 
Apresentação de Laraia, por grupos. 
Leitura:  Luigi Luca Cavalli-Sforza, Genes, Povos e Línguas. Capítulo 6. Leitura opcional: Kuper, The Chosen Primate. Capítulos 3 e 4.
Filme: Casamento de Grego.

Semana 6  A evolução de cultura. 
Filme: Enterra Meu Coração ao Beira do Rio

Semana 7  Jogo: Tribos 
Leitura: Hitler, Minha Luta (seleções a serem indicadas por Professor Thaddeus).


Semana 8 e 9  
Noções clássicas de raça: do Darwin ao Hitler. 
Filme: A Outra História Americana
Leitura: Gould, A Falsa Medida do Homem.

Semana 10 e 11  
A história da biometria
Apresentação de Gould, por grupos
Leitura: Luigi Luca Cavalli-Sforza, Genes, Povos e Línguas. Capítulo 3. Leitura opcional: Brace, Race is a four letter word. Capítulos 1, 17, 18 e 19.
Leitura: Barth, “Introdução”

Semana 12  
Vinhos velhos em garrafas novas? Novas idéias sobre a biologia humana. 
Etnicidade versus raça: a perspectiva antropológica. 
Leitura: Freyre, Casa Grande e Senzala; Cuikerman, Yes, nos temos Pasteur; Schwartz, O espectáculo das raças. Maio: Raça, ciência e sociedade.
  
Semana 13-15
Raça e eugenia no Brasil. 
Apresentações dos grupos
Filme: Sonhos Tropicais.

Trabalho Final - Individual
Encontrar um argumento científico racista na internet; apresentar o argumento, explicando a posição do autor; usando a bibliografia e idéias apresentadas na aula, analisa e critica o argumento do autor.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARTH, F. “Introduction”. In: Ethnic Groups and Boundaries. George Allen & Unwin. 1969.
BRACE, C. L. Race is a Four Letter Word: The Genesis of the Concept. NYC: Oxford University Press. 2005
CAVALLI-SFORZA, L.L. Genes, Povos e Línguas. SP: Companhia das Letras. 2000.
GIDDENS, A. Sociologia. SP: Artmed Editora. 2005.
GOULD, S.J. A Falsa Medida do Homen. SP: Martins Fontes. 2003.
HITLER, A. Minha Luta. (http://www.reidoebook.com/2009/03/rei-do-ebook-minha-luta.html)
KUPER, A. The Chosen Primate. London: Harvard University Press. 1994.
LARAIA, R Cultura: Um Conceito Antropológico. RdJ: Jortge Zahar. 2005.
FREYRE, G Casa Grande e Senzala. Recife: Fundação Gilberto Freyre. 1992.


Blog da turma: http://racabionupem.blogspot.com/ Isto será usado para discutir ou comentar o material apresentado nas aulas. Os comentários podem ser anônimos. Tambem pode ser usado para distribuir textos.