terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Trabalho de Pesquisa Independente #2


Até bebês conheçam o método científico...



Prezad@s,

Feliz ano novo! espero que todo mundo vai bem e conseguiu descansar um pouc=
o! Conforme combinado em nosso último encontro, mando uma série de perguntas que vocês devem responder - um trabalho de pesquisa independente para compensar a aula de hoje (que adiamos até a terça que vem).

Noto que vocês têm até o dia 21.01.2013 para entregar o trabalho. Precisam assistir o filme "O Nome da Rosa" para responder à primeira pergunta. As outras perguntas podem ser respondidas recorrendo aos texto de nossa aula.

Como sempre, estou disponível para responder a quaisquer perguntas que podem ter!

Aproveito para repassar as notas referente às últimas sessões de nossas aulas. Podem ser encontradas aqui: https://dl.dropbox.com/u/41047490/Estudos%20S%C3%B3cio-Antropol%C3%B3gicos/Apostila%20Segundo%20Trabalho.pdf

Abraços e boa sorte!
Thaddeus



Trabalho de Pesquisa Independente #2
Data de entregar: 3ª Feira, dia 21 de Janeiro

Mais uma vez, inclue citações devidamente indicados e bibliografia em suas respostas.

Perguntas (deve responder a todas):
1)      Assiste o filme “O Nome da Rosa”. O filme discursa sobre o papel da sabedoria na paradigma teocêntrica na época medeival e as diferenças do então nascente racionalismo científico. Escreve uma breve resenha (1-2 páginas) descrevendo pelo menos três momentos em que os contrastes entre essas formas de conhecer/ver/analisar o mundo aparecem no filme.
2)      O que é a estrutura e a superestrutura no pensamento marxista? Como é que as duas são relacionadas?
3)      De acordo com Marx, os seres humanos fazem algo que nenhuma outra criatura faz. Essa atividade forma, para Marx, a base da vida social e produz a evolução histórica das sociedades humanas. O que é:
4)      Exemplifique pelo menos cinco pontos em que as sociedades teocêntricas da idade medeival diferiam das sociedade antropocêntricas dos pós-renascimento.
5)      Quais são quatro características básicas da civilização?