quarta-feira, 25 de setembro de 2013

É preciso LER os textos e não só acompanharam as aulas, gente!

Gente, as notas dessa segunda prova foram péssimas e as perguntas não eram tão difíceis assim. Todos os pontos na prova foram discutidos na aula e mesmo assim, a média da turma foi só 3,46!

Noto que um aluno conseguiu uma nota de zero, que não é estatisticamente provável. Mesmo adivinhando as respostas, você deve ganhar pelo menos uma nota de 2,0! E nove de vocês ganharam isto: ou seja, a mesma nota que vocês teriam provavelmente ganhado se tivesse escolhida aleatoriamente suas respostas. Mesmo Samuel, que está se juntando a nós agora e não assistiu uma só aula, nem leu uma só página ainda, ganhou 4,0!

Isto é uma vergonha, gente, e só pode denotar uma coisa: vocês não estão lendo os capítulos selecionados para a aula.

A leitura na universidade é absolutamente fundamental. Não é opcional. Estou tentando fazer perguntas relacionadas com o material que discutimos na aula (dessa última prova, só a quinta pergunta, sobre a revolução do paleolítico superior, não foi tão bem discutida). Estou tentando mastigar o material para vocês. Mas se vocês nem leiam o material - ou leiam em 15 minutos, um pouco antes da prova - garanto que as notas vão continuar nessa média aqui.

Estamos lendo por volta de 20 páginas por semana. Para um leitor competente e atento, isto é o trabalho de uma hora. Mesmo alguém que não está tão acostumado assim com a leitura de textos universitários não deve estar levando mais que três horas para ler esse material.

Vocês devem estar gastando, por média, a mesma quantidade de horas fora da sala de aula estudando que vocês gastam dentro da sala. Dessa maneira, não acho nada excessivo pedir a leitura de 20 páginas por aula.

Lembro que essas provinhas vão constar 50% de sua nota pelo semestre, por tanto, sugiro que vocês leiam os textos com atenção! Se tiver dúvidas, pode conversar comigo, ao vivo ou por internet. Mas 3,46 como média da turma é sacanagem!

Segue abaixo as notas:


ADAIL SOARES DA MOTA JUNIOR    6
BIANCA PILAR DOS SANTOS    4
BRENDA IOLANDA SILVA DO NASCIMENTO    0
BRUNA RODRIGUES QUEIROZ DE ARAUJO    6
CAROLINA LESSA DE MOURA    2
CATIA VALLIM MENDES    2
DANIEL FERREIRA DE MELO
EMILY DOS SANTOS PEREIRA    2
ERLINE MACHADO NEVES    2
FELIPE DA GRACA SANTOS    6
GABRIELA GUIMARAES GOMES    4
GEORGE ALBERTO PAMPLONA PACHECO DA CRUZ
HELDER BARBOSA NASCIMENTO    4
JULIANA DE SOUZA NEVES
LOHANY IDARGO DE SOUZA     2
MARCOS ANTONIO MAIA JUNIOR
MIRNA RODRIGUES HENRIQUE     2
ORLANDO DE M. VOGELBACHER    6
PRISCILLA PEREIRA DANTAS    2
RAFAELA ALVES DE OLIVEIRA    4
ROMILTON ALVES GOMES JUNIOR
RUANY CORREA DA CONCEICAO WAGNER    2
SAMUEL NOGUEIRA MOURAO    4
STEPHANI MELO LOPES    2
TAINA GOLZIO BARQUETA DONNINI    4
TATIANE PEREIRA XAVIER    6
THAIS CORREA MOREIRA SIMOES    4
VICTOR MATHEUS DOS SANTOS LOPES    0
VIKTORIA APARECIDA GOMES SILVA COELHO    2
VITÓRIA TOBIAS SANTOS    5

Lembro vocês que não terá aula formal na semana que vem, mas que vou estar na sala de aula para responder a perguntas e esclarecer dúvidas. Além disto, vocês tem um mini-trabalho de pesquisa para fazer e entregar daqui a duas semanas (lembrando que a prova daqui a duas semanas será sobre o material dessa semana, ou seja, capítulo 5).

O trabalho é isto: me conta a história da domesticação do milho. Como é que o milho foi domesticado? Sugiro este texto como recurso básico, mas vocês devem também procurar outros.

O trabalho deve ter por volta de 3 páginas escritas e deve incluir uma bibliografia, corretamente referenciando todos os fontes que você usou em sua pesquisa, seguindo as seguintes regras para trabalhos escritos:
Regras para trabalhos escritos
Os trabalhos devem ter entre 3 e 5 páginas (de texto, sem contar a bibliografia e a página de capa), fonte Times New Roman 12, espaço um e meia. Todas as normas universitárias referentes a plágio e referências bibliográficas devem ser seguidas.
Se eu encontrar qualquer evidências de plágio, o texto será marcado com uma nota de 0. Todos os trabalhos devem ser feitos de forma independente. Portanto, copiar os textos de colegas também será tratado como plágio.
Como evitar o plágio? Atribuições devem ser incluídas no texto cada vez que você cita as palavras de outro autor ou use as idéias de outro autor – isto inclui citações da internet. Nota-se que você nunca pode fazer atribuições demais e o uso correto de atribuições é sua única defesa contra acusações de plágio.
Como fazer uma atribuição? Simples: cita a fonte, em parênteses, logo após do material em questão. Assim: (SOBRENOME DE AUTOR, data de publicação: página de onde retirou o material). Então, se você quer citar, por exemplo o Frederik Barth sobre a etnicidade, a atribuição correta seria (BARTH, 2000: pagina tal). Se a idéia do autor é geral, só cita seu nome e a data. Se você não tem a data de publicação da obra, isto pode ser facilmente encontrada na internet, buscando pelo título. Em última instância, você pode usar “s/d” (que indica “sem data”).
Como fazer a citação? Citações diretas devem aparecer entre aspas e devem ser apresentados por você, o autor do texto. Tipo assim: O antropólogo Thaddeus Blanchette tem uma opinião importante sobre o plágio. Ele afirma que “você nunca pode fazer atribuições demais” (BLANCHETTE, 2011). Se a citação for maior que uma ou duas sentenças, deve indicar isto recuando o texto 5 centímetros, reduzindo ele a tamanho 11, e o colocando em espaço simples. Assim:
Como evitar o plágio? Atribuições devem ser incluídas no texto cada vez que você cita as palavras de outro autor ou use as idéias de outro autor – isto inclui citações da internet. Nota-se que você nunca pode fazer atribuições demais e o uso correto de atribuições é sua única defesa contra acusações de plágio (BLANCHETTE, 2011).
Como fazer uma bibliografia? Cada fonte que você cita deve ser incluído na bibliografia. A bibliografia fica ao final de seu trabalho e deve incluir todos os autores e obras que você citou em suas respostas, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Cada entrada na lista deve ser assim:

SOBRENOME, Nome. Data de publicação. Título. Título da coletânea, se tiver. Cidade de publicação: editor.

Então no caso de Barth...

BARTH, Fredrik. 2000. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. Em O Guru, O Iniciador. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Os trabalhos devem ser entregues impressos, na minha mão, em tinta preta, nas datas listadas acima.
Não se esquece de incluir uma página de capa! Essa é uma folha que vem no início do trabalho. Deve incluir:
O título de seu trabalho
Seu nome
O nome e número da disciplina (FCA 218, Antropologia Cultural).
Um e-mail de contato
....e nada mais




sábado, 14 de setembro de 2013

Orangotangos planejam viagens

Para quem acha que os outros primatas não têm a capacidade de planejar (de Erline Machado)...

Orangotangos planejam viagens

Estudo produzido pela Universidade de Zurique, na Suíça, indica que a capacidade de planejar uma viagem não é exclusiva dos humanos. Os resultados da pesquisa, publicada na edição de hoje da revista Plos One, sugerem que os orangotangos conseguem programar longos deslocamentos com antecedência e, ainda, informar o roteiro a membros da mesma espécie.

Na análise, os autores estudaram mais de 200 sons emitidos por 15 machos selvagens que habitam o santuário de Suaq Balimbing, na Indonésia. A análise levou à conclusão de que algumas vocalizações servem para comunicar a direção a ser tomada, o que costuma ser feito na noite anterior à partida. Pela manhã, caso decidam mudar os planos anunciados, os bichos podem emitir outros sons, atualizando as informações.

Longas vocalizações, muito altas e audíveis a 1km de distância, são comuns entre orangotangos machos adultos. Essa é uma das formas pelas quais eles organizam a hierarquia do grupo e atraem as fêmeas. O anúncio da rota de viagem busca justamente cumprir essas funções. É como se os machos mandassem duas mensagens: às parceiras, eles informam para onde elas devem ir, e, aos machos que ocupam as posições mais baixas, dizem de onde devem ficar longe.

A estratégia ajuda as fêmeas a se deslocarem até o macho pelo qual se sentem atraídas, o adulto, e a se afastarem dos mais jovens, que as assediam constantemente. “Isso indica que existe uma preferência delas pelos mais experientes”, diz Karin Isler, coautora do trabalho, coordenado pela especialista em primatas Carel van Schaik. “O resultado é consistente com uma ideia que já tínhamos, de que existe uma preferência das fêmeas pelo macho mais poderoso e dominante”, prossegue.

“Apenas machos maduros, com abas ou falanges nas laterais da face e do pescoço, emitem esses sons. Talvez essa característica da fisionomia exista justamente para concentrar a energia do som na direção que desejam emitir a chamada”, especula Isler, indicando ainda que as fêmeas em idade reprodutiva sentem-se atraídas apenas pelos orangotangos que já possuem abas.

Os resultados do trabalho surpreendem o biólogo Anderson Mendes, gerente de Biologia do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Isso porque, notoriamente, esses primatas são pouco sociáveis, e chamar os colegas seria uma contradição aos hábitos conhecidos até agora. “Eles são os mais solitários dos grandes primatas, com machos muito territorialistas, que encontram as fêmeas anualmente para copular. Sabíamos que os sons eram emitidos para avisar aos outros que não chegassem perto. Então, eu, particularmente, achei estranho e surpreendente que eles convidem os outros para segui-los”, conta Mendes.

Cativeiro
Segundo Isler, os sons emitidos indicam mais do que a direção. Eles também revelam a identidade dos animais e possuem acústica diferente de outros avisos. A última chamada, dada pouco antes de o macho maduro dormir, fornece uma previsão da rota de viagem até as 16h do próximo dia. As mensagens são enviadas quando os animais estão parados entre um galho e outro, e geralmente duram 80 segundos. No entanto, o trabalho registrou chamadas de até 4 minutos. “Os orangotangos dormem por volta das 18h, então a última chamada é feita com cerca de 22 horas de antecedência. Esse dado sugere que os machos adultos planejam sua rota um dia antes, entre paradas para alimentação e descanso, e a anunciam àqueles que ficaram para trás, em especial às fêmeas”, conta a autora.

Outros grandes primatas, como chimpanzés e bonobos, possuem a mesma habilidade. “Mas, até então, as observações eram feitas em animais de cativeiro. É importante entender como esse processo acontece com primatas selvagens, pois essa capacidade de planejamento poderia ser um subproduto da vida em cativeiro nas habilidades cognitivas”, diz Isler.

Mendes concorda. Ele lembra casos de chimpanzés de cativeiro que enganaram seus tratadores escondendo “munições” que foram disparadas contra os visitantes no dia seguinte à limpeza do espaço em que viviam. Esconderam paus e pedras cuidadosamente no dia anterior para hostilizar quem se atrevesse a chegar mais perto das jaulas. “Se, sempre que recebem visitas, os macacos agridem os visitantes jogando coisas neles, enganar os tratadores para que tenham munição suficiente para o dia seguinte indica que há aí uma certa consciência e capacidade de prever o futuro.”

Essa habilidade, acredita o biólogo, constitui uma vantagem evolutiva que pode ter aparecido a partir de pressões sociais, como as vividas pelos humanos no início da existência da espécie. Esse conhecimento pode ter sido passado de geração em geração ou pode ser também um conhecimento inerente do animal.

O diretor do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), Alcides Pissinatti, acredita que o estudo pode ajudar na preservação dos animais. “Eles fazem trajetórias mais ou menos circulares em busca de frutos. Orangotangos têm o quociente de inteligência muito avançado e vocalizam para se comunicar. A degradação do ambiente faz com que criem novas habilidades, e o conhecimento dessas rotas de viagens pode ajudar os pesquisadores a mapear as regiões que estão mais danificadas. Assim, seria mais fácil estabelecer ações de conservação efetivas”, analisa.



E mais um artigo, esse em inglês. Macacos aprendem a flexibilidade verbal vivendo em grupos:

http://www.npr.org/2013/09/13/216440443/what-a-chatty-monkey-may-tell-us-about-learning-to-talkhttp://www.npr.org/2013/09/13/216440443/what-a-chatty-monkey-may-tell-us-about-learning-to-talk

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Semana do 10.09.2013


Lembrando todos que não vamos ter uma aula na semana que vem, mas que vocês já devem ir adiante lendo os capítulos 4 e 5 para nossa próxima aula (que também terá uma prova referente ao material de capítulos 3 e 4).

Compartilho com vocês um quadrinho do sempre excelente SMBC (para vocês praticaram seu inglês, tb....):



...e, finalmente, aqui estão as notas da primeira prova:



ADAIL SOARES DA MOTA JUNIOR      4
BIANCA PILAR DOS SANTOS      4
BRENDA IOLANDA SILVA DO NASCIMENTO       6
BRUNA RODRIGUES QUEIROZ DE ARAUJO       8
CARLOS ROBERTO DE SOUZA JUNIOR      0
CAROLINA LESSA DE MOURA      10
CATIA VALLIM MENDES      8
DANIEL FERREIRA DE MELO     4
EMILY DOS SANTOS PEREIRA     4
ERLINE MACHADO NEVES     2
FELIPE DA GRACA SANTOS     6
GABRIELA GUIMARAES GOMES       4
GEORGE ALBERTO PAMPLONA PACHECO DA CRUZ      0
HELDER BARBOSA NASCIMENTO       6
JULIANA DE SOUZA NEVES       0
KAUA NASCIMENTO BARROS DE VASCONCELLOS       0
KELLY DA SILVA SANTOS       0
LEONARDO BARBOSA GOMES         0
LOHANY IDARGO DE SOUZA        4
LUIZ BERNARDO CARNEIRO DA SILVA BAPTISTA       0
MARCOS ANTONIO MAIA JUNIOR        0
MIRNA RODRIGUES HENRIQUE        8
MONIQUE DA CUNHA MORAES       0
ORLANDO DE M. VOGELBACHER (inscriçâo?)       10
PEDRO OCTAVIO LIMA BRANCO        0
PRISCILLA PEREIRA DANTAS        2
RAFAELA ALVES DE OLIVEIRA      8
ROMILTON ALVES GOMES JUNIOR       0
RUANY CORREA DA CONCEICAO WAGNER      6
SAMUEL NOGUEIRA MOURAO      0
STEPHANI MELO LOPES        8
TAINA GOLZIO BARQUETA DONNINI      0
TATIANE PEREIRA XAVIER      8
THAIS CORREA MOREIRA SIMOES      6
THAYANE ESTELLET BUZZI       0
VICTOR MATHEUS DOS SANTOS LOPES      0
VIKTORIA APARECIDA GOMES SILVA COELHO       10
VINICIUS GARCIA DE OLIVEIRA       0
VITÓRIA TOBIAS SANTOS       4

Atenção Orlando! Verifique que você está inscrita na aula, pois seu nome não consta na chamada!