sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

1.2014, Ementa de Estudos Sócio-Antropológicos



Estudos Sócio-Antropológicos
Prof. Thaddeus Gregory Blanchette
2014- 1

Terças, 17-21:30, Polo Barreto
O curso busca apresentar o campo dos estudos de sociologia e antropologia para os alunos do curso de biologia. Entre os tópicos estudados serão: A seleção natural e a mente humana. O conceito do superorgânico na Antropologia. A construção da visão do sociocultural e a gênese do pensamento socio-antropológico: evolucionismo, colonialismo, urbanismo e capitalismo (hegemonia do pensamento positivista). Evolução social e materialismo. Marx, Durkheim e Weber: as bases clássicas do pensamento sociológico. De raça a cultura: Galton, Spencer, Tylor e Boas. O método etnográfico: a construção do outro primitivo. Etnocentrismo e relativismo cultural. Fundamentos históricos da formação sócio-cultural brasileira; Formas de desigualdade e discriminação no Brasil: raça e etnia; gênero; classe. A pluralidade sóciocultural brasileira: algumas expressões.
As informações de contato para o professor são: 21-9781-1963, macunaima30@yahoo.com.br.

Notas: 25%, participação na aula, 50% provas na aula, 25% trabalhos de pesquisa independente.

 Evolução e a Natureza Humana.
Leituras:              Haviland, et al. Princípios da Antropologia. Capítulos 3, 4, 5, 6
Lévi-Strauss, Claude. “Natureza e cultura”.

Os fundamentos da sociologia
Leituras:                 Quintaneiro, T. et al. Um Toque dos Clássicos

Antropologia e Cultura.
Leituras:                 Laraia, Roque. Cultura
Gould, S. J. “Introdução”, A Falsa Medida do Homem     
Mauss, Marcel. “A expressão obrigatória dos sentimentos

Regras para trabalhos escritos
Os trabalhos devem ter entre 3 e 5 páginas (de texto, sem contar a bibliografia e a página de capa), fonte Times New Roman 12, espaço um e meia. Todas as normas universitárias referentes a plágio e referências bibliográficas devem ser seguidas.
Se eu encontrar qualquer evidências de plágio, o texto será marcado com uma nota de 0.
Como evitar o plágio? Atribuições devem ser incluídas no texto cada vez que você cita as palavras de outro autor ou use as idéias de outro autor – isto inclui citações da internet. Nota-se que você nunca pode fazer atribuições demais e o uso correto de atribuições é sua única defesa contra acusações de plágio.
Como fazer uma atribuição? Simples: cita a fonte, em parênteses, logo após do material em questão. Assim: (SOBRENOME DE AUTOR, data de publicação: página de onde retirou o material). Então, se você quer citar, por exemplo o Frederik Barth sobre a etnicidade, a atribuição correta seria (BARTH, 2000: pagina tal). Se a idéia do autor é geral, só cita seu nome e a data. Se você não tem a data de publicação da obra, isto pode ser facilmente encontrada na internet, buscando pelo título. Em última instância, você pode usar “s/d” (que indica “sem data”).
Como fazer a citação? Citações diretas devem aparecer entre aspas e devem ser apresentados por você, o autor do texto. Tipo assim: O antropólogo Thaddeus Blanchette tem uma opinião importante sobre o plágio. Ele afirma que “você nunca pode fazer atribuições demais” (BLANCHETTE, 2011). Se a citação for maior que uma ou duas sentenças, deve indicar isto recuando o texto 5 centímetros, reduzindo ele a tamanho 11, e o colocando em espaço simples. Assim:
Como evitar o plágio? Atribuições devem ser incluídas no texto cada vez que você cita as palavras de outro autor ou use as idéias de outro autor – isto inclui citações da internet. Nota-se que você nunca pode fazer atribuições demais e o uso correto de atribuições é sua única defesa contra acusações de plágio (BLANCHETTE, 2011).
Como fazer uma bibliografia? Cada fonte que você cita deve ser incluído na bibliografia. A bibliografia fica ao final de seu trabalho e deve incluir todos os autores e obras que você citou em suas respostas, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Cada entrada na lista deve ser assim:

SOBRENOME, Nome. Data de publicação. Título. Título da coletânea, se tiver. Cidade de publicação: editor.

Então no caso de Barth...

BARTH, Fredrik. 2000. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. Em O Guru, O Iniciador. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Os trabalhos devem ser entregues impressos, na minha mão, em tinta preta, nas datas listadas acima.
Não se esquece de incluir uma página de capa! Essa é uma folha que vem no início do trabalho. Deve incluir:
O título de seu trabalho
Seu nome
O nome e número da disciplina (FCA 218, Antropologia Cultural).
Um e-mail de contato
....e nada mais