terça-feira, 27 de abril de 2010

Determinismos, biológicos e outros.



O racismo clássico pode ser considerado como variante do determinismo biológico.


Determinismo é a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos, inclusive vontades e escolhas humanas, causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio. Segue-se que o ser humano seria destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte.

Determinismo biológico, portanto, é a crença que a biologia determina o comportamento humano, negligenciando os outros fatores como o social, o cultural, o ambiental e o político.

No racismo clássico, a raça é entendida como um pacote unificado de genes e esses regulam o comportamento humano, criando uma situação onde, por exemplo o negro supostamente tem talento natural para dança e o japonês por engenharia e assim adiante.

Existem outros tipos de determinismo biológico, porém, como sexismo (a crença que o sexo biológico determina o comportamento) ou certas variantes de heteronormatividade (que estipulam o homossexual como um ser fisicamente distinto cujo comportamento é determinado por essa diferença).

É importante também saber que existem outros tipos de determinismo no mundo, como por exemplo o determinismo geográfico (que prega que o meio-ambiente determina absolutamente o comportamento humano) ou determinismo cultural (em que a cultura supostamente determina absolutamente o comportamento humano – erro de uma determinada corrente de antropologia).

Esses determinismos são falsos, pois todos tentam reduzir os comportamentos complexos a origens simples e limitadas. Também eliminam qualquer possibilidade de agência por parte dos seres humanos – ou seja, ignoram a nossa capacidade de refletir sobre nossas ações e decidir modificar nosso comportamento..

Embora somos seres superorgânicos, programados por nossa sociedades, também estamos sujeitos a determinados fatores biológicos. Se você adquire uma doença, por exemplo, seu corpo de fato vai sofrer modificações que hão de impactar sob seu comportamento. Também não há dúvida alguma de que existem corpos diferentes e que essas diferenças podem influenciar nossos comportamentos. A palavra chave aqui é “influenciar”, em vez de “determinar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário