domingo, 4 de julho de 2010

Biologia, Cultura e a Questão da Raça



A prova deve ser entregue ao professor (e NÃO por e-mail) no dia 14.07.2010, imprescindivelmente.

A prova representará 45% de sua nota pelo semestre. Escolha TRÊS perguntas das seis apresentadas, e responda a elas utilizando as leituras e notas da aula. Adicionalmente, você terá que responder OBRIGATORIAMENTE a pergunta número 7. (Então você responderá a um total de 4 perguntas.)

O número total de páginas deve ser entre 5 a 10. O trabalho terá que ser feito em Times New Roman 12, espaço um e meio, e impresso em tinta preta. Não aceitarei, sob hipótese alguma, textos escritos a mão.

Cada resposta deve ser apresentada como um mini-ensaio, ou seja, é sua responsabilidade incluir atribuições corretas e uma lista bibliográfica das fontes que você usou para preparar a resposta.

Atribuições devem ser incluídas no texto cada vez que você cita as palavras de outro autor ou use as ideias de outro autor. Nota-se que você nunca pode fazer atribuições demais e o uso correto de atribuições é sua única defesa contra acusações de plágio. Como fazer uma atribuição? Simples: em parenteses, assim, logo após do material em questão (SOBRENOME DE AUTOR, data de publicação: página de onde retirou o material). Então, se você quer citar, por exemplo o Barth sobre a etnicidade, a atribuição correta seria (BARTH, 2000: pagina tal). Se a ideia do autor é geral, só cita seu nome e a data. Se você não tem a data de publicação da obra, isto pode ser facilmente encontrada na internet, buscando pelo título. Em última instância, você pode usar “s/d” (que indica “sem data”).

Para com a bibliografia, ela fica ao final de seu trabalho e deve incluir todos os autores e obras que você citou em suas respostas, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Cada entrada na lista deve ser assim:

SOBRENOME, Nome. Data de publicação. Título. Título da coletânea, se tiver. Cidade de publicação: editor.

Então no caso de Barth...

BARTH, Fredrik. 2000. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. Em O Guru, O Iniciador. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Não esqueça de incluir seu nome numa página de rosto!



As Perguntas Livres (escolha 3 dos 6)


1) Descreva os conceitos de racismo, racialismo e determinismo biológico. Quais são as semelhanças e diferenças que são aparentes entre esses conceitos? Dê um exemplo bem delineado de cada um desses conceitos em uso cotidiano.

2) Descreva a evolução da noção de “cultura”. Quais eram as principais mudanças no uso desse conceito no decorrer de sua história? O que seria determinismo cultural?

3) Dê uma definição adequada dos conceitos de raça e etnicidade; compare e contraste esse dois conceitos.

4) O que é o superorgânico? Quais são suas prováveis raízes biológicas? Somos ou não, enfim, meramente seres biológicos? Argumente sua opinião com o material da aula.

5) Seguindo a obra de Gould, apresente três exemplos históricos de como reificação e determinismo tem se combinado com interesses sócio-políticos para criar explicações deterministas e biológicas para a desigualdade entre seres humanos.

6) Como vemos na aula, racismo dificilmente é fruto de ignorância só: ele tende a ser mobilizado de acordo com determinados interesses políticos (entendendo a "política", neste sentido, como o conflito e competição interpessoal). Use sua própria experiência de vida e descreve um encontro que você teve com racismo, racialismo, determinismo biológico, ou etnocentrismo, referenciando as obras utilizadas no curso para analisar o acontecimento. Quais eram, a seu ver, as prováveis razões políticas ou pessoais que instigaram a mobilização do "-ismo" neste caso?



Pergunta Obrigatória

7) A obra do antropólogo Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala, é certamente um dos documentos mais influentes sobre a raça já escrito por um brasileiro. Como temos explorado na aula,  Freyre escrevia num momento histórico bastante peculiar, quando as teorias sobre arianismo e eugenia estavam em seu auge, mas que já estavam sendo desafiadas pelas teorias culturalistas dos antropólogos da escola de Franz Boas e Alfred Kroeber. CG&Senzala reflete essa confusão teorica, pois em vários momentos,  Freyre parece utilizar as antigas teorias biologizantes para explicar a diversidade racial no Brasil, e em outros ele emprega explicações sócio-históricas e culturais. Você deve descobrir e descrever pelo menos um exemplo no livro de ambos desses usos, demonstrando como é que as idéias de Freyre tendem pelo lado do determinismo biológico, ou pelo lado do determinismo cultural.

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