terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um biólogo norte-americano discute o funcionamento do cérebro

O artigo é escrito em inglês, infelizmente, mas Dr. PZ Myers, biólogo da Universidade de Minnesota, faz um argumento excelente sobre a complexidade do cérebro humano e porque isto seria dificilmente reproduzido por meios artificiais no futuro próximo.

Vocês podem ler o artigo aqui.

O interessante do argumento de PZ é que ele também destroi algumas das variações mais modernas do biodeterminismo que econtramos por aí. Mesmo sabendo, por exemplo, o código genético para formar um cérebro, não vamos poder construir um cérebro, pois esse se forma em interação desenvolvimental com seu meio ambiente. Ou seja, como artefato biológico, ou cerebro humano é tanto o resultado do treinamento e meio ambiente quanto ele é da genética.

Isto salienta, mais uma vez, um ponto que discutimos na aula: a divisa entre nature e nurture está cada vez mais se revelando como uma divisa falsa. Seu condicionamento cultural se transforma em fato biológico e vice versa.

2 comentários:

  1. Professor recebi um e-mail da faperj divulgando um livro que aborda as questão que discutimos em aula. Segue o link abaixo da notícia.
    http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=6616

    Abs.

    ResponderExcluir