quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Extinção da Megafauna Americana, 11.500-10.900 A.C>


















Tivemos um debate na aula da terça sobre a extinção dos assim-chamados "megafauna" nas Américas e em outros lugares do planeta.

"Megafauna" quer dizer "animais gigantes" e refere-se, neste caso, a um conjunto de grandes mamíferos (mamutes, cavalos, etc.) que ficaram extintos nas Américas mais ou menos na mesma época em que a humanidade migrou-se para essa área do planeta - a hipótese óbvia, neste caso, sustentado por alguns de vocês - é que o Homem o Caçador eliminou esses bichos. A maior prova dessa hipótese é que quase toda região (fora da massa continental principal de África-Europa-Ásia) tem sofrida extinções semelhantes imediatamente após da chegada de seres humanos.

Certamente, a caça humana parece ter sido um fator - e talvez o fator predominante - na extinção desses animais. Tal hipótese parece sustentada pela velocidade com que o Bison quase foi eliminada da paissagem americana após da chegada dos europeus.

Todavia, existem outras hipóteses que devem ser examinadas aqui...

Em primeiro lugar, embora a humandidade, com certeza, eliminou algumas espécies através da caça, essas também poderiam ter sido eliminadas através da competição para os mesmos recursos. E devemos sempre lembrar que enormes mudanças climáticas estavam acontecendo no mundo nesse momento, deixando essas espécies vulneráveis à pressões adicionais. Muitas espécies de animais que não eram caçadas por humanos também desapareceram nessa mesma época: obviamente, então, temos que levar fatores além da caça em conta quando falamos dessas extinções.

(Acima, "Luzia", reconstrução de uma mulher que teria vivida perto de Lagoa Santa, Minas Gerais, pelo menos 11.000 anos atrás, baseada em fósseis recolhidos no lugar.)


Em segundo lugar, nas últimas décadas, uma briga enorme tem nascida na arqueologia sobre a data da primeira colonização humana das américas. Existem boas evidências de que precisamos empurrar a história humana das américas mais umas milenias no passado. Não existe mais concenso, entre os arqueólogos, que os primeiros humanos ocuparam as américas na mesma época que as extinções da megafauna. Uma discussão dessas novas teorias pode ser encontrada aqui, entre páginas 168 e 184. Vale a pena ler, pois foram cientistas brasileiros que descobriram boa parte dessas novas informações.

De fato, estou pensando em fazer essa leitura obrigatória, então por favor, vai lendo! É só 16 páginas e essas são bem legíveis.

Um comentário:

  1. Olá Thaddeus
    Adorei o texto. E usei um trecho para criar um questão para meus alunos do 6º ano. Lógico que citei o nome do autor.
    Agradecimentos diretos das Minas Gerais.
    Atenciosamente
    Josiane Barros

    ResponderExcluir