domingo, 9 de março de 2014

Cancelamento das aulas de 10.03 e 11.03


















Prezad@s,

Como avisei, vamos ter que cancelar nossas aulas dessa semana, pois ainda estou esperando a confirmação da reunião proposta pelo comitê estadual do que faço parte. Olhando para nosso calendário, noto que ainda estamos com bastante tempo, mas espero que mais imprevistos não acontecem!

Peço que vocês adiantam, nessa semana, com a leitura dos capítulos de Princípios da Antropologia. Tentam avançar até capítulo 7, se puderem.

Enquanto isto, porém, nessa semana passada, saiu algumas informações bastante interessantes sobre as ligações genéticas entre homo sapiens moderno e homo neanderthalensis. Aparentemente, houve uma migração para dentro da Áfricaun 2000-3000 anos atrás, que levaram os genes neanderthais para as populações do sul daquele continente.

Antes, era entendido que as populações africanas subsaarianas não tinham esses genes e, então, eram "puramente" homo sapiens moderno, pelo menos até os tempos modernos. Agora sabemos que isto não é o caso: as migrações para dentro de África já levaram esses genes para o continente antes dos europeus chegaram.

Ou seja, mais uma prova da união genética da espécie humana!

Pode ler a história aqui. Quem quer fazer um resumo das informações (2 páginas, no máximo) para nossa própria aula, ganhará pontos de crédito extra.

Porque não falei sobre isto no e-mail que estou te mandando? Simples: quero ver que está acordado e prestando atenção nesse blog, pelo menos ocasionalmente, como pedi no início de nosso semestre. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário