terça-feira, 4 de maio de 2010

Eugenia


Francis Galton, 1822-1911
Primo de Charles Darwin
Fundador da eugenia
Obra principal: Gênio hereditário, 1869



Eugenia é um termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido". Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. Em outras palavras, melhoramento genético.

O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a ter um movimento eugênico organizado. A Sociedade Eugênica de São Paulo foi criada em 1918. O movimento eugênico no Brasil foi bastante heterogêneo, trabalhando com a saúde pública e com a saúde psiquiátrica. Uma parte, que pode ser chamada de ingênua ou menos radical, do movimento eugenista se dedicou a áreas como saneamento e higiene, sendo esses esforços sempre aplicados em relação ao movimento racial.

Quadro "Redenção de Can" (1895, avó negra, filha mulata, genro e neto brancos). Para o governo da época, a cada geração o brasileiro ficaria mais branco. Quadro de Modesto Brocos y Gomes.

(Fonte: Wikipedia)

O quadro "A Redenção de Can" do pintor Modesto Brocas y Gomes (1895) hoje faz parte da coleção de arte nacional amostra no Museu Nacional das Belas Artes no Rio de Janeiro. Nele, vemos uma ilustração gráfica da eugenia à brasileira: uma avó negra lança as mãos aos céus por seu neto ter nascido branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário