terça-feira, 29 de março de 2011

Biologia, Cultura e a Questão Racial: ementa, 1.2011



Biologia, Cultura e a Questão de Raça

Professor Dr. Thaddeus Gregory Blanchette Código: MAB111 3ª Feira: 13-17h


Ementa:
O objetivo do curso é discutir o conceito de raça e como essa idéia tem sido aplicada historicamente aos seres humanos na luz dos entendimentos da Antropologia Cultural. Apresentaremos as noções de natureza e de cultura, discutindo a interação entre o social e o biológico. Olharemos para a raça como conceito biológico e como isso tem sido aplicado aos seres humanos, tocando nas histórias imbricadas de racismo e racialismo. Detalharemos a antropologia como campo de conhecimento e discutiremos a evolução humana na luz do conceito do superorgânico de A.E. Kroeber. Apontaremos as distinções entre o conceito de distribuição clinática de atributos versus o modelo racialista. O intuito do curso é posicionar os alunos de Ciências Biológicas frente às principais discussões sobre a questão da (não) existência das raças humanas.

Avaliação: 
A nota do curso será determinada a partir da seguinte formulário:
- 10% presença. O aluno que não comparecer a pelo menos 75% das aulas será reprovado.
- 45% Participação na aula. Leitura e discussão dos textos. Entrega dos trabalhos práticos.
- 45% Trabalho final. Não mais que 10 páginas, espaço 1,5, letra Times New Roman tamanho 12, sem contar a bibliografia.

Informações de contato para Professor Thaddeus:
Fone: 21-9871-1963 E-mail: macunaima30@yahoo.com.br
Horário para consultas individuais: 3ª feira, 11:00-13:00hs, na cantina.

Semana 1 Introdução ao curso: o que é raça? Organização de grupos de trabalho.

Semana 2 Distribuição clinática de genes versus o conceito de raça. Leitura: Luigi Luca Cavalli-Sforza, Genes, Povos e Línguas. Capítulo 1.

Semana 3 O superorgânico. Leitura: Giddens, Sociologia. Capítulos 1 e 2.

Semana 4 e 5 O homem no conceito antropológico. Leitura: Laraia, Cultura.

Semana 6 A evolução humana e cultura. Leitura: Luigi Luca Cavalli-Sforza, Genes, Povos e Línguas. Capítulo 6. Leitura opcional: Kuper, The Chosen Primate. Capítulos 3 e 4.

Semana 7 e 8 Noções clássicas de raça: do Darwin ao Hitler. Leitura: Hitler, Minha Luta (seleções a serem indicadas por Professor Thaddeus.

Semana 9 Entrega do trabalho de grupo.

Semana 10 e 11 Confrontando raça. Leitura: Gould, A Falsa Medida do Homem. Cada grupo apresentará um capítulo.

Semana 12 e 13 Vinhos velhos em garrafas novas? Novas idéias sobre a biologia humana. Leitura: Luigi Luca Cavalli-Sforza, Genes, Povos e Línguas. Capítulo 3. Leitura opcional: Brace, Race is a four letter word. Capítulos 1, 17, 18 e 19.

Semana 14 Etnicidade versus raça: a perspectiva antropológica. Leitura: Barth, “Introdução”.
Filme: Sonhos Tropicais.

Semana 15 Raça e eugenia no Brasil. Leitura: Freyre, Casa Grande e Senzala; Cuikerman, Yes, nos temos Pasteur; Schwartz, O espectáculo das raças. Maio: Raça, ciência e sociedade. Seleções. Cada grupo apresentará um livro.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARTH, F. “Introduction”. In: Ethnic Groups and Boundaries. George Allen & Unwin. 1969.
BRACE, C. L. Race is a Four Letter Word: The Genesis of the Concept. NYC: Oxford University Press. 2005
CAVALLI-SFIRZA, L.L. Genes, Povos e Línguas. SP: Companhia das Letras. 2000.
GIDDENS, A. Sociologia. SP: Artmed Editora. 2005.
GOULD, S.J. A Falsa Medida do Homen. SP: Martins Fontes. 2003.
HITLER, A. Minha Luta. (http://www.reidoebook.com/2009/03/rei-do-ebook-minha-luta.html)
KUPER, A. The Chosen Primate. London: Harvard University Press. 1994.
LARAIA, R Cultura: Um Conceito Antropológico. RdJ: Jortge Zahar. 2005.
FREYRE, G Casa Grande e Senzala. Recife: Fundação Gilberto Freyre. 1992.


Blog da turma: http://racabionupem.blogspot.com/ Isto será usado para discutir ou comentar o material apresentado nas aulas. Os comentários podem ser anônimos. Tambem pode ser usado para distribuir textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário