terça-feira, 29 de março de 2011

O Nascimento do Conceito de Cultura: E.B. Tylor


 E.B Tylor (1832-1917), fundador do conceito de "cultura".


Na aula do 23.03.2011, discutimos as noção do "superorgânico" (detalhada aqui) e a noção básica de cultura, definido para a primeira vez pelo antropólogo Edward Tylor em 1871.

O conceito de cultura, propriamente dito, continua uma linha de pensamento antigo na Europa a cerca das diferenças físicas e espirituais manifestas entre seres humanos: o monogenismo. Essa teoria estipulava a união psiquica básica de toda a espécie humana, seguindo os preceitos bíblicos que a humanidade descende-se, só e unicamente, de Adão e Eva. O monogenismo se opunhava o conceito de poligenismo, que estipulava que só os povos brancos e mediterraneos foram descendentes de Adão e Eva do Jardim de Eden, os outros povos do planeta sendo criado em outros lugares e momentos (ou por Deus ou pelo Diabo).

Embora seja uma simplificação brutal, podemos pensar em determinismo biológico e racismo como teorias descendentes de (ou aparentadas com) poligenismo enquanto o relativismo cultural tem uma pé firme na herança intelectual de poligenismo.

O conceito de cultura vem própriamente da união de duas outras ideías: kultur, um conceito alemão, utilizado para simbolizar todos os aspectos "espirituais" de uma comunidade (suas leis, tradições, pensamentos e etc.) e a civilización, um conceito francês que refere-se às realizações materiais de um povo (i.e. sua tecnologia).

Em sua obra principal (Cultura Primitiva (1871)), Tylor sintetiza esses dois conceitos para criar o conceito de cultura: essa palavra refere-se todas as possibilidades de realização humana, se opondo fortemente a idéia da transmissão biológica dos comportamentos humanos. Tylor define a cultura assim:

"Todo aquele complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábito adquerido pelo homem como membro da sociedade".


Importante é notar aqui que essa definição contém quatro elementos fundamentais:


1) Em primeiro lugar, a cultura é um complexo - ou seja, o conjunto de todos os conhecimentos referidos por Tylor. Uma coisa não é "cultural" nesta definição e sim "parte de uma cultura".

2) A cultura é adquerida, não nata. Ela independe da biologia.

3) A cultura é adquerida por um indivíduo como membro de uma sociedade. É essa transmissão de saberes que é o ponto mais definitivo da cultura. O individuo, aprendendo sozinho sem mentor, não está agindo de uma maneira propriamente cultural.

4) Todas as capacidades adqueridas, sejam elas espirituais ou mais técnicos, fazem parte da cultura. A música, então, é propriamente cultural, mas a capacidade de dirigir um automóvel ou construir um reator nuclear também é.

Para essa semana (aula II), estaremos lendo e discutindo o primeiro capítulo do livro Genes, Povos e Línguas, já no xerox. Para semana 3, vamos discutir dois capítulos do livro Sociologia (já no xerox) e o livro Cultura, que pode ser encontrado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário