sexta-feira, 20 de maio de 2011

1o Filme: Dzi Croquettes (Antropologia Cultural para Enfermagem)






















O primeiro filme que assistimos em nossa série foi Dzi Croquettes, direcionado por Tatiana Issa e Raphael Alvarez. O filme retrata o grupo teatral do mesmo nome, seguindo sua carreira audaciosa durante os anos mais negros da ditadura brasileira. Para vocês que queiram mais informações sobre o grupo, esse blog aqui pode lhe oferecer recursos.

Ante e após do filme, pensamos em uma série de perguntas úteis que poderiam ser feitos sobre o nexo cultura/corpo e como o grupo expressava esse. As perguntas incluém:

1) Quais eram as regras culturais/sociais que os Dzi quebraram referente ao corpo, tanto em suas produções quanto em suas vidas fora do palco?

2) Quais são algumas das novidades culturais que os Dzi trouxeram para o cena teatral brasileiro. particularmente com referência ao corpo? Lembra que discutimos na aula sobre a questão da "cultura brasileira" e se tal coisa realmente existe. Eu apresentava a teoria de Max Weber de ação social, um comportamento humano ao qual os indivíduos vinculam um significado subjetivo e a ação. Sob essa ótica, os Dzi estavam combinando determinados significados, alguns vindo de meios sociais brasileiros e outros oriundos de fontes diferentes, para produzir uma ação social diferente. Como é que eles fizeram isto? Quais eram os elementos que combinavam no palco? Oriundos da onde?

3) Como é que os Dzi encaixaram no cenário cultural da época? O que que eles desafiaram com suas representações corporais e como? O que era radical no performance deles, dado o cenário socio-cultural do Brasil no início da década de 1970?

4) Oito dos Dzi já morreram e morreram jovens. 4 morreram de AIDS, 3 por assassinatos e 1 por anuerisma cerebral (condição que pode ser causada pelo uso de cocaina). Quais práticas de corpo poderiam ter deixados eles vulneráveis (e não, "homosexualidade" não é resposta adequada para esta pergunta). Alternativamente, quais práticas de corpo ajudaram eles a sobreviver determinadas situações que, provavelmente, teria matada eu e você?

5) Quais elementos culturais entraram em cena por causa dos Dzi? Suas práticas simbólicas foram adaptadas e utilizadas por quem? O que você reconhece no Brasilo de hoje, em suas práticas, que plausívelmente pode ter originada com os Dzi?







 6) Finalmente, olhando para a questão de gênero, o que que os Dzi aparentemente pregavam? Eram, como Liza Minelli dizia, um movemento avante-garde gay? Essa última pergunta é bastante subjetiva e não tem resposta certo ou errado: simplesmente quero saber o que vocês acham.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário