sexta-feira, 27 de maio de 2011

2o Filme: Meninas (Antropologia Cultural para Enfermagem)



Nosso segundo filme foi Meninas, do documentarista Sandra Werneck. O filme retrata a gravidez de quatro adolescentes brasileiras, moradoras de comunidades carenetes do Rio de Janeiro.

Embora que seu olho é bastante clínica, a diretora nunca se deixa a cair em acusações ou moralismos ao respeito das escolhas e opções tomadas por Luana, Evelyn, Edilene e Joice, as quatro protaganistas do documentário. Vocês devem seguir a opção tomada pela diretora e fazer o mesmo: aqui não estamos interessados em se as meninas fizeram o correto ou não: estamos interessados nas mudanças culturais ocasionadas em suas vidas e - em particular - seus corpos por caus da gravidez e parto.

Algumas perguntas para vocês poderarem em sua análise do filme através da ótica de corpo e cultura:

1) Quais são as modificações nas práticas de corpo das meninas ocasionadas pela gravidez? Ou, alternativamente, quais modificações não aconteceram que talvez esperamos acontecer?

2) Após do nascimento do nenem, quais são algumas das modificações que acontecem na cultura da mães? Essas modificações foram esperadas ou não?

3) Quais foram as mudanças ocasionadas na vida social das meninas em suas famílias e na comunidade pelo fato de serem grávidas? E de serem mães?

4) Qual foram os papeis culturais dos país nesses processos de gravidez e nascimento?

5) Em termos do seu entendimento do uso dos métodos de controle de natalidade, você acha que as meninas foram bem preparadas? O que poderia ser mudado para melhorar o ensino de controle de natalidade para os meninos e meninas do filme?

6) Finalmente, a opção do aborto. Como é que o aborto foi visto pelas várias pessoas no filme? Se o aborto for legalizado, você acha que poderia mudar o comportamento das quatro meninas ou não? (Novamente, não estamos falando da moralidade do aborto aqui: simplesmente quero saber o que você acha das prováveis consequências da legalização na vida das pessoas retratadas no filme.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário