domingo, 19 de junho de 2011

O Lutador e Informações Sobre o Trabalho Final do Antropologia (Enfermagem)

Entregando o Trabalho Final

A data para entregar o trabalho final é quarta, dia 6 de julho, na sala 303. O trabalho terá que ser entregue pessoalmente, em versão impressa, na minha mão até 17horas nesse dia. Eu estarei no Polo a partir das 9 horas, ou na sala dos professores ou na cantina, então pode me entregar em qualquer dessas áreas e momentos tambem.

Obviamente, quem quer entregar antes, pode. Estarei no polo todas as quartas e a maioria das segundas e quintas entre agora e o final do semestre.

Preciso tambem que vocês preenchem um formulário de avaliação do curso, portanto, peço que vocês me entregem o trabalho pessoalmente (em vez de mandar por terceiros). Se absolutamente precisar mandar o trabalho por terceiros, por favor, imprime o formulário e manda ele junto, preenchido. O formulário de avaliação deve estar no blog em algum momento da semana que vem.


Filme, 15/06/2011: O Lutador

O filme da terça-feira passada foi O Lutador, de diretor Darren Aronofsky e com Andy Rourke no papel principal do lutador Randy "O Carneiro".


O filme fala muito sobre a relação que homens (o gênero) mantêm com seu corpo, embora obviamente de forma exagerado. O Carneiro, como muitos outros homens, trata corpo de forma instrumenal, ou seja, como se esse fosse uma ferramenta de trabalho. Para O Carneiro, outros objetivos tomam precedencia e sua saúde física não é uma grande preocupação - pelo menos até a hora em que ele sofre de um ataque cardíaco fulminante.

A seguir, algumas perguntas que vocês podem usar para analisar O Lutador na ótica de masculinidades, corpos e cultura:

1) O Carneiro tem uma relação bastante instrumental com seu corpo, tratando esse como ferramenta. Dá pelo menos três exemplos desta relação e quais são os prováveis efeitos físicos destes. Em sua opinião, porque Randy se trata dessa maneira?

2) Homens também são notórios para privilegiar trabalho por cima de suas relações familiares. No caso do Randy, como é que isto é apresentado no filme? Quais são algumas das consequências que isto tÊm em termos de sua saúde?

3) Randy até pague para continuar na luta livre. Ele não está ganhando dinehiro com a profissão. Em sua opinião, porque que ele engaja neste tipo de comportamento? O que significa lutar para Randy? Quais síndromes físicos podem esperar o Randy se ele continue a lutar (além da morte por doença cardíaca, é clara - lembre-se da cena em que ele se encontra como os lutadores velhos e veteranos para assinar autógrafos).

4) Tanto Randy quanto Pam têm o mesmo problema: seus corpos estão envelhecendo e eles estão trancados em profissões que demandam corpos jovens. Na antropologia e sociologia, chamamos essas profissões de "profissões decadentes", pois o posicionamento do profissional decai na medida que envelhece. Compare e contraste as estratégias de Randy e Pam para sair de suas profissões.

5) O filme não mostra muito, mas podemos pensar sobre quais são algumas dos problemas físicos e psicológicos criados pela profissão de Pam (dancarina de strip tease). Quais são algumas dessas? Pense, em particular, nas razões que Pam decided não namorar Randy.

6) Pergunta obrigatória: embora o caso de Randy seja exagerado, a maneira que ele lida com seu corpo é bastante comum entre os homens. Por favor, descreve uma situação que você vivenciou em que um homem insistia em tratar seu corpo como ferramenta, mesmo contra as indicações dos profissionais da saúde. Se você não tem tido essa experiência, então reconte a história de um homem que você conhece que vai contra esse esterótipo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário