domingo, 5 de junho de 2011

Supersize me! (a dieta do palhaço) (Alunos da Enfermagem)




Na quarta passad, assistimos nosso terceiro filme, o documentário "Supersize me! A Dieta do Palhaço", direcionado por Morgan Spurlock.

Temos uma série de perguntas que vocês podem usar para estruturar sua análise do filme. Uma dessas (a primeira, abaixo) é obrigatória:

1) Vocês acham que comer "fast food" é uma opção estritamente individual ou que existem fatores socio-culturais que condiciam essa opção, empurrando o indivíduo para comer no McDonalds? Use elementos do filme e da aula para justificar sua resposta (a definição de "cultura" pode ser bastante útil aqui).

2) Muitas famílias americanas comem fora hoje. Como é que esse fato social pode estar ligado ao fato biomédico de um aumento de peso e de obesiedade na população americana?

3) Como é que as mudanças estruturais dentro da família - particularmente o fato que ambos os adultos, homem e mulher, trabalham fora e que o ritmo de trabalho é cada vez mais exigente - pode ter aumentado o consumo de fast food?

4) Compare a condição física de Morgan quando ele começou sua experiência e sua condição física no final da experiência. Especifique alguns dos resultados da experiência. Foram o que os médicos previam?

5) Qual é o papel da "sedução das crianças" - estratégia empregada por McDonalds - na reprodução de McDonalds como opção de comida na vida adulta? Porque que as pessoas levam seus filhos ao McDonalds? Quais são alguns dos métodos que McDonalds usa para atrair as crianças e firmar sua marca? Quais são alguns dos possíveis resultados dessa "sedução" na vida adulta dessas crianças?

6) Qual é o impacto do aumento das porções na saúde dos consumidores do McDonalds? Porque que o McDonalds aumentou o tamanho das porções? Porque que os consumidores escolhem essas porções maiores?

7) Descreve o conceito do "meio ambiente tóxico de comida e excercício".

8) Quais são algumas dos problemas de saúde ligados a obesiedade? Como é que a opção cultural de onde e o que você come pode aumentar ou diminuir esses problemas? Dá exemplos vindo do filme.

9) Quais são algumas das dificuldades que os pais (e as escolas) encontram quando tentam ensinar às crianças como devem comere bem?

10) Os mesmos problemas documentado por Morgan existem no Brasil? Como é que o regime brasileiro compare com o americano?

11) A comida de McDonalds pode te viciar? Como?

12) Como é que o marketing e a política (ambos fatores sociais) podem impactar no regime americano e o fato biológico consequente da obesiedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário