quarta-feira, 25 de setembro de 2013

É preciso LER os textos e não só acompanharam as aulas, gente!

Gente, as notas dessa segunda prova foram péssimas e as perguntas não eram tão difíceis assim. Todos os pontos na prova foram discutidos na aula e mesmo assim, a média da turma foi só 3,46!

Noto que um aluno conseguiu uma nota de zero, que não é estatisticamente provável. Mesmo adivinhando as respostas, você deve ganhar pelo menos uma nota de 2,0! E nove de vocês ganharam isto: ou seja, a mesma nota que vocês teriam provavelmente ganhado se tivesse escolhida aleatoriamente suas respostas. Mesmo Samuel, que está se juntando a nós agora e não assistiu uma só aula, nem leu uma só página ainda, ganhou 4,0!

Isto é uma vergonha, gente, e só pode denotar uma coisa: vocês não estão lendo os capítulos selecionados para a aula.

A leitura na universidade é absolutamente fundamental. Não é opcional. Estou tentando fazer perguntas relacionadas com o material que discutimos na aula (dessa última prova, só a quinta pergunta, sobre a revolução do paleolítico superior, não foi tão bem discutida). Estou tentando mastigar o material para vocês. Mas se vocês nem leiam o material - ou leiam em 15 minutos, um pouco antes da prova - garanto que as notas vão continuar nessa média aqui.

Estamos lendo por volta de 20 páginas por semana. Para um leitor competente e atento, isto é o trabalho de uma hora. Mesmo alguém que não está tão acostumado assim com a leitura de textos universitários não deve estar levando mais que três horas para ler esse material.

Vocês devem estar gastando, por média, a mesma quantidade de horas fora da sala de aula estudando que vocês gastam dentro da sala. Dessa maneira, não acho nada excessivo pedir a leitura de 20 páginas por aula.

Lembro que essas provinhas vão constar 50% de sua nota pelo semestre, por tanto, sugiro que vocês leiam os textos com atenção! Se tiver dúvidas, pode conversar comigo, ao vivo ou por internet. Mas 3,46 como média da turma é sacanagem!

Segue abaixo as notas:


ADAIL SOARES DA MOTA JUNIOR    6
BIANCA PILAR DOS SANTOS    4
BRENDA IOLANDA SILVA DO NASCIMENTO    0
BRUNA RODRIGUES QUEIROZ DE ARAUJO    6
CAROLINA LESSA DE MOURA    2
CATIA VALLIM MENDES    2
DANIEL FERREIRA DE MELO
EMILY DOS SANTOS PEREIRA    2
ERLINE MACHADO NEVES    2
FELIPE DA GRACA SANTOS    6
GABRIELA GUIMARAES GOMES    4
GEORGE ALBERTO PAMPLONA PACHECO DA CRUZ
HELDER BARBOSA NASCIMENTO    4
JULIANA DE SOUZA NEVES
LOHANY IDARGO DE SOUZA     2
MARCOS ANTONIO MAIA JUNIOR
MIRNA RODRIGUES HENRIQUE     2
ORLANDO DE M. VOGELBACHER    6
PRISCILLA PEREIRA DANTAS    2
RAFAELA ALVES DE OLIVEIRA    4
ROMILTON ALVES GOMES JUNIOR
RUANY CORREA DA CONCEICAO WAGNER    2
SAMUEL NOGUEIRA MOURAO    4
STEPHANI MELO LOPES    2
TAINA GOLZIO BARQUETA DONNINI    4
TATIANE PEREIRA XAVIER    6
THAIS CORREA MOREIRA SIMOES    4
VICTOR MATHEUS DOS SANTOS LOPES    0
VIKTORIA APARECIDA GOMES SILVA COELHO    2
VITÓRIA TOBIAS SANTOS    5

Lembro vocês que não terá aula formal na semana que vem, mas que vou estar na sala de aula para responder a perguntas e esclarecer dúvidas. Além disto, vocês tem um mini-trabalho de pesquisa para fazer e entregar daqui a duas semanas (lembrando que a prova daqui a duas semanas será sobre o material dessa semana, ou seja, capítulo 5).

O trabalho é isto: me conta a história da domesticação do milho. Como é que o milho foi domesticado? Sugiro este texto como recurso básico, mas vocês devem também procurar outros.

O trabalho deve ter por volta de 3 páginas escritas e deve incluir uma bibliografia, corretamente referenciando todos os fontes que você usou em sua pesquisa, seguindo as seguintes regras para trabalhos escritos:
Regras para trabalhos escritos
Os trabalhos devem ter entre 3 e 5 páginas (de texto, sem contar a bibliografia e a página de capa), fonte Times New Roman 12, espaço um e meia. Todas as normas universitárias referentes a plágio e referências bibliográficas devem ser seguidas.
Se eu encontrar qualquer evidências de plágio, o texto será marcado com uma nota de 0. Todos os trabalhos devem ser feitos de forma independente. Portanto, copiar os textos de colegas também será tratado como plágio.
Como evitar o plágio? Atribuições devem ser incluídas no texto cada vez que você cita as palavras de outro autor ou use as idéias de outro autor – isto inclui citações da internet. Nota-se que você nunca pode fazer atribuições demais e o uso correto de atribuições é sua única defesa contra acusações de plágio.
Como fazer uma atribuição? Simples: cita a fonte, em parênteses, logo após do material em questão. Assim: (SOBRENOME DE AUTOR, data de publicação: página de onde retirou o material). Então, se você quer citar, por exemplo o Frederik Barth sobre a etnicidade, a atribuição correta seria (BARTH, 2000: pagina tal). Se a idéia do autor é geral, só cita seu nome e a data. Se você não tem a data de publicação da obra, isto pode ser facilmente encontrada na internet, buscando pelo título. Em última instância, você pode usar “s/d” (que indica “sem data”).
Como fazer a citação? Citações diretas devem aparecer entre aspas e devem ser apresentados por você, o autor do texto. Tipo assim: O antropólogo Thaddeus Blanchette tem uma opinião importante sobre o plágio. Ele afirma que “você nunca pode fazer atribuições demais” (BLANCHETTE, 2011). Se a citação for maior que uma ou duas sentenças, deve indicar isto recuando o texto 5 centímetros, reduzindo ele a tamanho 11, e o colocando em espaço simples. Assim:
Como evitar o plágio? Atribuições devem ser incluídas no texto cada vez que você cita as palavras de outro autor ou use as idéias de outro autor – isto inclui citações da internet. Nota-se que você nunca pode fazer atribuições demais e o uso correto de atribuições é sua única defesa contra acusações de plágio (BLANCHETTE, 2011).
Como fazer uma bibliografia? Cada fonte que você cita deve ser incluído na bibliografia. A bibliografia fica ao final de seu trabalho e deve incluir todos os autores e obras que você citou em suas respostas, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Cada entrada na lista deve ser assim:

SOBRENOME, Nome. Data de publicação. Título. Título da coletânea, se tiver. Cidade de publicação: editor.

Então no caso de Barth...

BARTH, Fredrik. 2000. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. Em O Guru, O Iniciador. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Os trabalhos devem ser entregues impressos, na minha mão, em tinta preta, nas datas listadas acima.
Não se esquece de incluir uma página de capa! Essa é uma folha que vem no início do trabalho. Deve incluir:
O título de seu trabalho
Seu nome
O nome e número da disciplina (FCA 218, Antropologia Cultural).
Um e-mail de contato
....e nada mais




Nenhum comentário:

Postar um comentário