quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tribos - regras básicas do jogo

É 50.000 anos A.C. Você sabe onde estão seus filhos?

Como discutimos na aula, a semana que vem vamos fazer uma experiência: vamos jogar Tribos, jogo escrito por Steve Jackson e David Brin que pretende ilustrar a vai-e-volta entre o "tempo longo" da evolução biológica e o "tempo curto" da evolução cultural.

Os jogadores serão todos membros de pequenas bandas de homo sapiens sapiens no início do paleolítico superior, a época em a cultura humana começou, de acordo com muitos antropólogos e biólogos. Provavelmente, teremos duas ou três bandas de 4-8 jogadores cada.

Objetivo do jogo
O objetivo do jogo é ter o maior número de crianças adultas vivas após de 40 turnos (20 anos). Não sei se vamos conseguir jogar todos os turnos, então vamos premiar o homem e a mulher que tiver mais prole e a banda que, coletivamente, tiver mais prole no final da aula.

Regras Básicas
1) Todo jogador terá um personagem, que serão distribuidos por mim antes do jogo começar. Os personagens são divididos por gênero (homem ou mulher). Cada personagem tem uma habilidade: ou é caçador, coletor, ou artesão. Caçadores caçam comida, coletores colhetam comida e artesões fabricam pontos de lança (que são úteis para a caça) ou cestas (que são úteis para a colheita).

2) Todo turno tem três fases: trabalhar, comer e reproduzir.

3) Trabalhar: caçadores e coletores buscam comida e artesões fabricam ou pontos de lança ou cestas. Successo nessas tarefas não é automático.

4) Comer: cada adulto come 4 pontos de comida. Cada criança come 2. Se não tiver comida suficiente, você morre e está fora do jogo. Certas situações podem fazer você comer mais: doenças, movimento da banda para outro campo de caça, gravidez, etc.

5) Reproduzir: cada membro do tribo pode convidar qualquer membro do sexo oposto para tentar reproduzir. Gravidez não é automatico.

6) Crianças: alguém tem que cuidar das crianças da banda. Um artesão ou coletor pode cuidar de duas crianças, sem problemas. Uma pessoa que resolve não fazer nada além de cuidar de crianças podem cuidar de até 5. Caçadores não podem cuidar de crianças. Crianças que não tem um guardião podem morrer.

Preparando-se para o jogo
Por favor, chega no gazebo do NUPEM pronto para jogar. Precisaremos de dados, então por favor, traz quaisquer dados que tiver em casa.

1) Se você tem preferências de equipe, então é bom se organizar antes do jogo começar.

2) Antes do início do jogo, tivermos uma rodada de "Leis", onder as leis (i.e. os costumes sociais) das bandas serão decididas por voto majoritário. Leis podem ser qualquer coisa que vocês querem inventar, tipo leis sobre casamento, divórcio, etc. Então chega na aula já pensando sobre as leis que você quer para sua banda.

Conflitos
Quaisquer conflitos no jogo serão resolvidos por "intimidação" ou por "briga" (tem regras específicas para resolver essas questões). Nota-se: em 50.000 AC, não existia hospitais ou clínicas do SUS. Portanto, tomem cuidado com as brigas: os personagens que se machuquem podem ficar aleijados para o resto de suas vidas.

Conflitos e comércio entre as bandas
Presumimos que todas as bandas vivem na mesma região, então se vocês querem entrar em contato para fins de guerra, comércio, para arranjar maridos/esposas, ou para qualquer outra razão, é só me avisar durante o jogo.

O juiz
Eu sou o juiz. Se você quer fazer algo clandestinamente (fora do visto dos outros jogadores), é só me avisar. Qualquer decisão minha sobre o jogo, incluindo eventuais mudanças nas regras, é final.

Sugestões
Esse jogo pode demorar ou ir rapidamente e tudo depende de vocês. O objetivo e se divertir e - espero eu - aprender algo sobre as condições prováveis da vida humana no início da nossa constituição como espécie superorgânico. Para vocês que têm jogado RPG em algum momento: isto não é um RPG. É um modelo da vida assim-chamada primitiva. Conflitos armados matam fácilmente e acidentes geralmente são fatais. As crianças (que são, afinal das contas, nossa medida de vitória no jogo) serão extremamente vulneráveis se vocês não trabalham juntos para as proteger. Valentia e porrada podem ser divertidos num jogo como Dungeons e Dragons: em Tribos, tal comportamento deve ser o último recurso (como geralmente era na vida real nessa época).

Boa diversão!

Até quarta feira, posso responder às perguntas escritas nos "comentários", abaixo.

2 comentários:

  1. Encontrei uma matéria q foi assunto na aula. http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/05/06/analise-parcial-de-genoma-confirma-cruzamento-entre-homem-moderno-e-neandertais.jhtm

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  2. Vi isto ontem! Notícias quentíssimas! Aparentemente estamos relacionados com os neandertais, sim. :)

    Uma das maiores debates dos últimos 50 anos está finalmente sendo resolvida. Isto é a ciência.

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