sábado, 30 de abril de 2011

Trabalho para terça feira, alunos do NUPEM

Gente, por favor, não se estresse com o trabalho de terça! Sim, vale nota, mas sou bastante calminha neste aspecto.

O que eu quero, acima de tudo, é discussão. Sinto que estou falando demais na aula e quero puxar o papo de vocês. Não tem como vocês fazeram um trabalho horrível desde que vocês chegam com algo para a conversa.

Colocando novamente a tarefa:

1) Encontrar algum argumento de racismo científico na internet, na mídia ou em qualquer lugar.

2) Apresenta o argumento na aula. Explique o argumento  para nós.

3) Critíca o argumento, usando as informações apresentadas na leitura e também nossas conversas na sala de aula.

A terceira parte dessa tarefa é menos importante, neste momento. Obviamente, não quero que vocês acham que esses argumentos racistas são fantásticos. O que quero é que vocês conseguem encará-los como argumentos científicos e discutí-los utilizando argumentos científicos. Sabemos que o racismo é ruim: o que quero saber é porque a enorme maioria dos biólogos e antropólogos hoje qualificam a raça como fato social e não biológico, pelo menos entre humanos.

A apresentação será oral, mas todo o grupo deve pelo menos discutir. E, obviamente, quero que vocês resumem seus achados no papel - um texto com menos de 5 páginas.

Se alguém está tendo dificuldades com o trabalho, por favor, não hesite em entrar em contato comigo: macunaima30@yahoo.com.br.





Para alegrar o domingo de vocês....

Na semana passada, foi perguntado como é que Presidente Obama é aceito entre os americanos. Falei do boato persistente - e, aos meus olhos, maluco - que ele não é cidadão americano e opinionei que tal "contraversia" jamais aconteceria com um presidente branco. Obama atrai essas maluquices simplesmente porque, nos olhos de muitos americanos, condicionados pelo racismo, ele "não aparece como presidente".

Bom, não é que a Casa Branca finalmente revelou o certificado?

E hoje Obama massacrou Donald Trump - uma das celebridades que publicamente duvidava de sua cidadania - no jantar dos jornalistas da Casa Branca. O fantástico é que o presidente só usou humor. Apresentou o cena de nascimento do Rei Leão, afirmando que era o vídeo de seu nascimento.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quem é "de cor"?
















Debora Costa encontrou essa propaganda maravilhosa que questiona quem é, de fato, "de cor". É excelente para desmantelar alguns preconceitos comuns sobre o que é cor. Pode ser visto aqui.

Obrigado, Debora!

Lembro vocês que podem me mandar qualquer coisa interessante que vocês encontram em suas pesquisas, que boto aqui para todos compartilharam.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Enciclopédia de conceitos




Muitos conceitos chaves apresentados nas aulas das últimas semanas já têm suas próprias páginas nesse blog e, portanto, não tem porque re-escrevé-los. Por causa disto, essa página aqui vai lhe servir como uma breve enciclopédia para os cocneitos cobertos na aula. Na medida que acresento algo, vou acresentar mais links aqui, então você deve sempre retornar a essa página para ver se houve alguma novidade.

Para ver o material sobre o conceito do superorgânico, clique nesse link aqui.

Informações sobre Darwinismo Social podem ser encontradas aqui.

Informações sobre Edward Tylor e o nascimento do conceito de cultura podem ser encontradas aqui.

Informações sobre o Franz Boas e o refinamento do conceito de cultura podem ser encontradas aqui.

Para os alunos do curso "Biologia, Cultura e o Conceito de Raça", informações sobre os conceitos de raciamo, racialismo e a teoria clinática podem ser encontradas aqui.