sexta-feira, 27 de maio de 2011

2o Filme: Meninas (Antropologia Cultural para Enfermagem)



Nosso segundo filme foi Meninas, do documentarista Sandra Werneck. O filme retrata a gravidez de quatro adolescentes brasileiras, moradoras de comunidades carenetes do Rio de Janeiro.

Embora que seu olho é bastante clínica, a diretora nunca se deixa a cair em acusações ou moralismos ao respeito das escolhas e opções tomadas por Luana, Evelyn, Edilene e Joice, as quatro protaganistas do documentário. Vocês devem seguir a opção tomada pela diretora e fazer o mesmo: aqui não estamos interessados em se as meninas fizeram o correto ou não: estamos interessados nas mudanças culturais ocasionadas em suas vidas e - em particular - seus corpos por caus da gravidez e parto.

Algumas perguntas para vocês poderarem em sua análise do filme através da ótica de corpo e cultura:

1) Quais são as modificações nas práticas de corpo das meninas ocasionadas pela gravidez? Ou, alternativamente, quais modificações não aconteceram que talvez esperamos acontecer?

2) Após do nascimento do nenem, quais são algumas das modificações que acontecem na cultura da mães? Essas modificações foram esperadas ou não?

3) Quais foram as mudanças ocasionadas na vida social das meninas em suas famílias e na comunidade pelo fato de serem grávidas? E de serem mães?

4) Qual foram os papeis culturais dos país nesses processos de gravidez e nascimento?

5) Em termos do seu entendimento do uso dos métodos de controle de natalidade, você acha que as meninas foram bem preparadas? O que poderia ser mudado para melhorar o ensino de controle de natalidade para os meninos e meninas do filme?

6) Finalmente, a opção do aborto. Como é que o aborto foi visto pelas várias pessoas no filme? Se o aborto for legalizado, você acha que poderia mudar o comportamento das quatro meninas ou não? (Novamente, não estamos falando da moralidade do aborto aqui: simplesmente quero saber o que você acha das prováveis consequências da legalização na vida das pessoas retratadas no filme.)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

1o Filme: Dzi Croquettes (Antropologia Cultural para Enfermagem)






















O primeiro filme que assistimos em nossa série foi Dzi Croquettes, direcionado por Tatiana Issa e Raphael Alvarez. O filme retrata o grupo teatral do mesmo nome, seguindo sua carreira audaciosa durante os anos mais negros da ditadura brasileira. Para vocês que queiram mais informações sobre o grupo, esse blog aqui pode lhe oferecer recursos.

Ante e após do filme, pensamos em uma série de perguntas úteis que poderiam ser feitos sobre o nexo cultura/corpo e como o grupo expressava esse. As perguntas incluém:

1) Quais eram as regras culturais/sociais que os Dzi quebraram referente ao corpo, tanto em suas produções quanto em suas vidas fora do palco?

2) Quais são algumas das novidades culturais que os Dzi trouxeram para o cena teatral brasileiro. particularmente com referência ao corpo? Lembra que discutimos na aula sobre a questão da "cultura brasileira" e se tal coisa realmente existe. Eu apresentava a teoria de Max Weber de ação social, um comportamento humano ao qual os indivíduos vinculam um significado subjetivo e a ação. Sob essa ótica, os Dzi estavam combinando determinados significados, alguns vindo de meios sociais brasileiros e outros oriundos de fontes diferentes, para produzir uma ação social diferente. Como é que eles fizeram isto? Quais eram os elementos que combinavam no palco? Oriundos da onde?

3) Como é que os Dzi encaixaram no cenário cultural da época? O que que eles desafiaram com suas representações corporais e como? O que era radical no performance deles, dado o cenário socio-cultural do Brasil no início da década de 1970?

4) Oito dos Dzi já morreram e morreram jovens. 4 morreram de AIDS, 3 por assassinatos e 1 por anuerisma cerebral (condição que pode ser causada pelo uso de cocaina). Quais práticas de corpo poderiam ter deixados eles vulneráveis (e não, "homosexualidade" não é resposta adequada para esta pergunta). Alternativamente, quais práticas de corpo ajudaram eles a sobreviver determinadas situações que, provavelmente, teria matada eu e você?

5) Quais elementos culturais entraram em cena por causa dos Dzi? Suas práticas simbólicas foram adaptadas e utilizadas por quem? O que você reconhece no Brasilo de hoje, em suas práticas, que plausívelmente pode ter originada com os Dzi?







 6) Finalmente, olhando para a questão de gênero, o que que os Dzi aparentemente pregavam? Eram, como Liza Minelli dizia, um movemento avante-garde gay? Essa última pergunta é bastante subjetiva e não tem resposta certo ou errado: simplesmente quero saber o que vocês acham.

 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Trabalho Final de Semestre, turma da enfermagem (FCA218)
























Para finalizar nossa disciplina, vocês podem escolher um de dois trabalhos escritos, detalhados abaixo. Eu estarei em nossa sala de aula (215a) toda quarta feira a partir das 13:00hs para responder as suas dúvidas ou perguntas.

Trabalho final da disciplina: análise de artigos

Leia os três artigos referentes às pesquisas qualitativas nas questões de saúde. Escolha DOIS dos três artigos e analisa-los na luz das teorias sobre a cultura apresentadas no curso. Utilize as leituras do curso, particularmente aquelas que tratam da construção socio-cultural do corpo, para responder às seguintes questões:

1) Nos casos apresentados, como é que a cultura impacta nos corpos dos indivíduos estudados?

2) Nos casos apresentados, como é que a cultura afeita o tratamento que essas pessoas recebem do sistema de saúde?

Ambas estes pontos devem ser abordados em ambos os artigos que você escolhe retratar. Os três artigos estão todos no xerox. São:

1)   Porto, Madge, Cecilia McCallum, Russel Parry Scott, Heloísa Mendonça de Moraes 2003. ‘A saúde da mulher em situação de violência: Representações e decisões de gestores/as municipais do Sistema Único de Saúde’. Caderno de Saúde Pública 19(Sup. 2): S243-S252.

2)     McCallum, Cecília e Ana Paula dos Reis 2006. ‘Resignificando a dor e superando a solidão: experiências do parto entre adolescentes de classes populares atendidas em uma maternidade pública de Salvador’. Caderno de Saúde Pública 22(7): 1483-1491.
3)  
    Souza, Iara Maria Almeida de 2007. ‘Produzindo Corpo, Doença e Tratamento no Ambulatório: Apresentação de Casos e Registros em Prontuário’. Mana. Estudo de Antropologia Social 13(2): 471-496

Trabalho final da disciplina: análise de filmes
Vou apresentar uma série de seis filmes que retrata questões de cultura e corpo no horário e lugar normal de nossa disciplina (13-17:00 hs, sala 215a). Os filmes serão seguidos por discussões e debate e eu apresentarei pelo menos duas perguntas sobre cada filme que você deve responder em seu trabalho escrito.
Escolhe TRÊS filmes para assistir e responder as perguntas levantadas durante a discussão (que também serão apresentados aqui, nesse blog, toda semana após da apresentação do filme).
Como já tivemos um filme que retratou das questões de Darwinismo Social, eugenia e cultura durante o semestre, a maioria dos filmes que vão ser apresentados terão como seu foco as intersecções de cultura e sexo/gênero ou raça

Os filmes apresentados serão:

1)     Quarta, 18.05.2011, 13hs
O primeiro filme será nesta quarta feira e será Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez. Retrata de um grupo teatral carioca que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos ’70 com suas ousadas releituras de sexualidade e masculinidade.

2)     Quarta, 25.05.2011, 13hs
Nosso segundo filme foi Meninas, do documentarista Sandra Werneck. O filme retrata a gravidez de quatro adolescentes brasileiras, moradoras de comunidades carenetes do Rio de Janeiro.

         Quarta, 1.06.2011, 13hs
      Nosso terceiro filme foi o documentário Supersize Me: O Dieta do Palhaço, direcionado por Morgan Spurlock. O filme fala das mudanças na cultura de comida nos Estados Unidos nos últimos 20 anos e o que tem acontecido com os americanos em termos de saúde, como resultado.


        Quarta, 8.05.2011, 13hs
       Ou Tudo ou Nada, de Peter Cattaneo. O homem como trabalhador: a obrigação do trabalho; trabalho como identidade; saúde e trabalho. Principalmente, trabalho e o corpo masculino: o que é culturalmente aceitável para um homem fazer e o que não é?

  Quarta, 15.06.2011, 13hs
 O Lutador, de Darren Aronofsky. Retrata do final de carreira de um lutador de luta livre. Seus temas incluem o uso instrumental (e até destrutivo) do corpo, envelhecimento e seus significados culturais, prestigio social e trabalho.

  Quarta, 22.06.2011, 13hs
 Bendito Fruto, de Sérgio Goldenberg. Raça, classe, gênero e cultura no Brasil. Novamente, vemos como marcadores de diferença, inscritos no corpo (como cor, raça, classe e sexo/gênero) condicionam limitações culturais nos relacionamentos efetivos e as estruturas familiares. Esta vez, porém, o contexto é brasileiro. 

  Quarta, 29.06.2011, 13hs
 Os Garotios da Minha Vida, de diretora Penny Marshall. Gravidez, gênero e a constituição da família. Responsabilidades sociais desiguais oriundas de um fato biológico: a gravidez.

Normas gerais para o trabalho final
Seja que for sua escolha, o trabalho deve ter entre 5 e 10 páginas (sem contar a bibliografia e a página de frente), fonte Times New Roman 12, espaço um e meia. O estilo é um ensaio, então deve responder às perguntas levantados num texto coerente com início, meio e fim.

Todas as normas universitárias referentes a plágio e e referências bibliográficas devem ser seguidas. Atribuições devem ser incluídas no texto cada vez que você cita as palavras de outro autor ou use as idéias de outro autor. Nota-se que você nunca pode fazer atribuições demais e o uso correto de atribuições é sua única defesa contra acusações de plágio. Como fazer uma atribuição? Simples: em parênteses, assim, logo após do material em questão (SOBRENOME DE AUTOR, data de publicação: página de onde retirou o material). Então, se você quer citar, por exemplo o Roque Laraia sobre a cultura, a atribuição correta seria (LARAIA, 1986: pagina tal). Se a ideia do autor é geral, só cita seu nome e a data. Se você não tem a data de publicação da obra, isto pode ser facilmente encontrada na internet, buscando pelo título. Em última instância, você pode usar “s/d” (que indica “sem data”).


Para com a bibliografia, ela fica ao final de seu trabalho e deve incluir todos os autores e obras que você citou em suas respostas, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Cada entrada na lista deve ser assim:


SOBRENOME, Nome. Data de publicação. Título. Título da coletânea, se tiver. Cidade de publicação: editor.

Então no caso de Laraia...


LARAIA, Roque. 1986. Cultura: Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar.

Não esqueça de incluir seu nome numa página de rosto!

O trabalho deve ser entregue impressa, nas minhas mãos, até as 17:00 horas na quarta feira, dia 6 de julho.

Não posso receber trabalhos por via da internet!


Subsídios para o trabalho...
...podem ser encontrados nos textos do curso e também aqui no blog.


Sobre o conceito de cultura, aqui.
Sobre o conceito do superorgânico, aqui.
Sobre determinismos (biológicos e culturais), aqui.
Sobre raça entre os seres humanos, aqui,
Sobre o Darwinismo Social, aqui.

Boa sorte! :D

domingo, 8 de maio de 2011

Jogo de Tribos (alunos da Biologia, Cultura e a Questão de Raça)



Gente,

Na terça feira, vamos reunir na churrascaria do NUPEM para fazer um jogo chamado de Tribos.

O jogo retrata da vida humana na alvorada da revolução cultural do paleolítico superior, +/- 50.000 anos atrás. Antes de jogar, porém, vocês devem ler as regras básicas do jogo, que podem ser encontradas aqui:

Regras para Tribos.